Está a circular na internet uma imagem insólita de um fiscal das finanças a aplicar uma multa a um vendedor de bolas de Berlim, por uma razão insólita. As reacções de milhares de pessoas não tardaram a inflamar a internet com uma onda de indignação generalizada!
Este vendedor de bolas de Berlim foi multado em plena praia por não ter passado fatura!
Não deixa de ser verdade que todos somos portugueses e que todos temos de cumprir a lei, nomeadamente as empresas ou empresários são obrigados por lei a passar factura, mas tendo em conta que a multa foi passada em plena praia, o caso deixa de ser o “fazer cumprir a lei” e passa a ser uma “caça à multa” com todas as letras, senão vejamos:
Por motivos mais que óbvios, não é nada prático andar na praia carregado com as caixas das bolas de berlim, das bebidas, ao sol… quilómetros a fio todos os dias, e ainda ter de carregar um sistema para passar facturas com número de contribuinte associado. O vendedor em questão pode muito bem chegar ao final do dia, contabilizar a mercadoria que vendeu e passar uma factura a “consumidor final”, prevista na lei, e cumprir na mesma as suas obrigações fiscais!
Além disso quem é que vai pedir contribuinte para uma bola de berlim comida na praia, e que diga-se de passagem nos sabe tão bem? Ninguém! Tratou-se claramente de uma armadilha de um fiscal que viu ali uma forma rápida e fácil de “lixar” quem trabalha, e aumentar assim a sua comissão ao fim do mês… gente sem escrúpulos!
Pior ainda, ao que parece a ideia de multar até os vendedores de bolas de berlim – e basicamente tudo o que mexe – partiu de um deputado, que segundo se consta andou a passear à custa de presentes de uma empresa que já deve ao estado 130 milhões de euros e que se recusa a pagar essa dívida! Eis o “senhor” em questão:
(houve mais como ele, mas não directamente implicados neste caso)
Não era muito mais fácil e lucrativo obrigar as grandes empresas a pagarem ao estado aquilo que devem? Era! Mas a esta gente sabe bem as mordomias, o compadrio, as luvas… para depois agarrarem nos dossiers dessas empresas e os meterem para o fundo do monte de papéis, até que os casos expirem em tribunal.
Enquanto isso vão entalado o zé povinho que se farta de trabalhar. Uma vergonha!
Partilha esta vergonha para que o máximo de pessoas tenha conhecimento disto!
Fonte: doidices.net/