Salvador Sobral está internado no hospital de Santa Cruz em Carnaxide e está ligado a equipamentos que ppermitem fazer com que o “coração descanse” até que seja encontrado o coração compatível para o transplante cardíaco. O vencedor da Eurovisão já não tem capacidade para sobreviver fazendo uma vida normal e com qualidade.
“Em doentes com este tipo de doença, e num estágio avançado, o doente tem que estar monitorizado constantemente. Depois, há uns equipamentos, que nós médicos designamos por dispositivos, que mantém o coração como que em pausa, ajudando a bombear o sangue”, explicou o cardiologista Professor Manuel Carrageta
O médico falou sobre a doença sofrida por Salvador:
“A insuficiência cardíaca, em geral, é provocada por hipertensão arterial ou por enfarte do miocárdio”. Só que, no caso de doentes jovens, “a causa costuma ser uma miocardite. Ou seja, há um vírus, que entra no organismo e se instala no miocárdio, provocando uma infecção que, mais tarde, se manifesta através da insuficência cardíaca” e confessou que o grau de mortalidade é elevado:
“O grau de mortalidade é muito elevado”. Só um transplante é a solução para salvá-lo e dar-lhe anos de vida. “São estimados, se tudo correr bem, pelo menos 10 anos de vida, para a frente”, avança o médico.
Fonte: vamoslaportugal.net