Sabias que não precisas pagar um valor tão alto de IMI? Quase ninguém sabe! Lê aqui como baixar! É muito mais simples do que possas pensar, e podes poupar largas centenas de euros!
O que devo fazer para baixar o IMI
Caso não haja a reavaliação do teu imóvel de tempos em tempos, o valor do IMI permanece sempre o mesmo, desde que recebeste a tua herança ou compras-te o imóvel. Governo após Governo, eles permanecem com esta “regra” e, quem fica lesado é o…contribuinte!
Para pedires a reavaliação do teu imóvel, basta ires às Finanças. Para diminuíres o IMI tens de solicitar a reavaliação por escrito, não basta conversar com o funcionário. Não te deixes enganar mais!
Importância de pedires a atualização do IMI
Todos os anos, os imóveis perdem valor. Afinal, eles também ficam mais velhos. Até podes necessitar de uma remodelação e o imóvel ter mais de 10 anos, mas para a Autoridade Tributária, o imóvel é sempre novinho.
Por lei, o preço do metro quadrado é fixado anualmente para todos os imóveis de Portugal. Muitas vezes, esse valor diminui, mas tu continuas a pagar o mesmo IMI. O Governo tem um sistema para actualizar automaticamente o valor patrimonial dos contribuintes, mas não avança com essa opção, porque obviamente perdia milhões de euros.
Assim, de 3 em 3 anos, analisa se necessitas pedir na AT a reavaliação do teu património. Caso, ele baixe, tu não pagas nada. Mas, se ficar igual ou aumentar, terás que pagar uma taxa. Previamente, o melhor é utilizares o simulador da Deco, paguemenosimi.pt ou outros disponíveis para saberes se estás a pagar um valor elevado ou não. Quer continuar a pagar mais IMI? Alerta os teus amigos, partilhando nas redes sociais.