Sabes porque se diz “banho-maria” quando aquecemos algo em água? Nem sonhas porquê!

O evoluir dos tempos...

  

Durante muito tempo, as mulheres eram negligenciadas socialmente. Elas só podiam ficar em casa a cuidar dos filhos, pois eram "pouco adequadas" para a arte, ciência, desportos e muito mais. Para além disso, elas também não podiam votar nem dar opiniões políticas.

Apesar das muitas barreiras e obstáculos que encontraram ao longo do caminho, as mulheres foram capazes de superar as dificuldades. A pouco e pouco, com muita luta e esforço, as suas contribuições começaram a ser aceites.

Essas valentes mulheres da história, tornaram o mundo um lugar melhor. Há alguns tempos atrás falámos de Maria Montessori, educadora italiana que revolucionou o mundo da pedagogia infantil. Mas hoje vamos falar de uma das primeiras mulheres cientistas no mundo.

Banho-maria

1

Embora na história moderna o papel das mulheres na ciência tenha sido desencorajado, a participação das mulheres em áreas como medicina, geometria e matemática no início das civilizações foi amplamente documentado.

Uma das mulheres mais importantes em tempos antigos era Maria a Judia, a quem devemos muito graças ao seu trabalho sobre a sublimação e a técnicas como “banho-maria”.

2

Acredita-se que Maria a Judia, também conhecida como Maria a Hebreia ou Miriam a profetisa, viveu entre o primeiro século ou terceiro século d.C, em Alexandria. Ela foi a primeira mulher alquimista na história.

Apesar desta falta de documentação, a sua existência é sem dúvida real. Muitas obras de autores posteriores, de diferentes línguas e culturas, se referem a ela.

A suas invenções

Entre as suas principais contribuições são vários métodos de fabrico de extratos e processos de branqueamento. Ela também tem o mérito de ter sido a primeira a identificar o ácido do sal do mar e ácido acético.

Maria também inventou aparelhos complicados para destilação e sublimação de materiais químicos.

3

Um deles era o tribikos, um pequeno alambique de três braços para obter substâncias purificadas por destilação.

4

Temos também os kerotakis, uma invenção muito importante de Maria, a Judia. Este é um dispositivo usado para aquecer substâncias utilizadas na alquimia e recolher os vapores.

Mas a técnica mais conhecida de Maria a Judia é o banho-maria. Um processo de lenta cozedura, conseguido através de um sistema de caldeira dupla: um recipiente exterior e um interior, separados por um líquido, geralmente água.

5

Esta técnica é regularmente utilizada em milhares de processos culinários que requerem um calor uniforme, constante e progressivo.

6
Diz-nos se gostaste! A tua opinião ajuda-nos a melhorar!