A maior parte das pessoas nem imagina, mas anda por aí muito arroz falso e prejudicial à saúde! Por isso é importante que faça o teste ao arroz que habitualmente consome, para ter a certeza se este é um arroz verdadeiro ou não!
A China permanece sendo o maior produtor de arroz do mundo. Eles colhem mais de 200 milhões de toneladas por ano e uma grande parte disso é exportada para o mundo todo. Mas, tanto cozinheiros quanto restaurantes devem tomar cuidado: não só há incontáveis quantidades de pesticidas usados na agricultura chinesa, como, de acordo com uma reportagem do The Korea Times, o arroz também está a ser manufaturado artificialmente.
Fécula de batata é misturada com plástico (resina sintética, por exemplo) e moldada em formato de grãos. Finalmente, os grãos são vaporizados com um aroma típico de arroz. Os médicos alertaram enfaticamente contra o consumo do produto artificial: três porções inteiras, aparentemente, contêm tanto plástico quanto um saquinho do mesmo material. Isso é alarmante!
Com esses truques simples pode testar se o seu arroz é integral e sem plástico!
Teste da água
Coloque uma colher de grãos de arroz (não cozidos) num copo com água fria e mexa vigorosamente. Se todo o arroz afundar, pode consumir. Se os grãos ficarem na superfície, tenha cuidado.
Teste do fogo
Coloque fogo num pouco de arroz com um fósforo ou isqueiro. Se ele começar a pegar fogo imediatamente e cheirar a plástico queimado, então já sabe o que fazer… Não coma!
Teste do pilão
Quando esmaga alguns grãos de arroz num pilão, eles devem ficar reduzidos a um pó fino, branco e feculento. Mas com o arroz artificial você verá uma coloração amarela.
Teste do mofo
Se quiser ter certeza que o seu arroz cozido é seguro, coloque uma pequena quantidade num recipiente bem vedado e deixe num local quente. Em aproximadamente dois dias ele terá ficado com mofo e bolor. Só o arroz falso fica livre do mofo.
Aqui está um vídeo que mostra os truques referidos anteriormente: