A Organização Mundial da Saúde recomenda que consumamos, no máximo, 50 gramas de açúcar por dia, isso equivale a cerca de dez colheres (chá). E se te dissermos que é tens estado a consumir muito mais do que isso? Na verdade a quantidade de açúcar que consumimos chega a ser assustadora!
As pessoas que consomem refrigerantes ou bebidas energéticas são absurdamente intoxicadas com uma alta quantidade de açúcar.
Para teres noção, a cada 500 ml de Coca-Cola, são acrescentadas 12 colheres (chá) de açúcar. Agora imagina quem bebe uma garrafa inteira de 1 litro.
Um estudo realizado na Fundação Inter-americana do Coração da Argentina, com mais de 140 bebidas com açucar, mostrou os perigos que esses sub-alimentos oferecem.
O médico espanhol Javier Martín, do hospital Severo Ochoa, em Madrid, publicou um estudo que relaciona directamente os refrigerantes a mais de 25.000 mortes anuais apenas na Espanha.
Ele defende medidas duras: “Temos que conseguir fazer com que as bebidas açucaradas sejam menos atractivas para os consumidores. Colocar advertências de saúde não é suficiente. Temos que melhorar a educação em outros níveis, por exemplo, tirar as máquinas dessas bebidas das escolas”.
As bebidas hiper-açucaradas são as piores e há quem as beba todos os dias, aumentando o risco de diabetes e doenças cardiovasculares.
Além disso, essas bebidas causam uma sensação de saciedade, mas isso é muito prejudicial, porque não há nada de nutritivo nelas. É o excesso de açúcar que favorece a obesidade causada pela bebida.
Mas o problema não é só o ganho de peso: diabetes, hipertensão, problemas digestivos, insónias, enfraquecimento dos ossos, cancro, derrames cerebrais e muito mais.
As bebidas energéticas não ficam atrás, elas podem conter até 20 colheres (chá) de açúcar. Reflicta sobre isso e valorize a sua vida e a da sua família.
Substitua os refrigerantes e os energéticos industrializados por sumos naturais da fruta e bastante água. Água de coco também é uma boa pedida.
Cuidado também com os sumos de caixa: a organização britânica "Action on Sugar" analisou mais de 200 marcas da bebida e constatou que, em boa parte delas, um copo de sumo de caixinha contém mais açúcar do que um copo de refrigerante.