Quando compras um champô para o teu bebé, o que está mais longe de imaginar é que esse champô possa causar algum dano ao bebé a curto ou longo prazo. E muito menos pensas que ele possa vir a causar cancro ou algo do género. A maioria das mães nem sequer imagina que isso seja possível.
Porém a famosa marca “Johnson & Johnson” tem utilizado produtos químicos na composição dos seus champôs que são potencialmente cancerígenas e podem causar cancro ou outros problemas de saúde.
Um desses ingredientes potencialmente fatais é conhecido como Quanternium-15, este componente é irritante para a pele, para os olhos e afeta o sistema respiratório dos bebés. Estudos apontam que este produto químico está diretamente relacionado com leucemia, sendo perigosos para organismos frágeis como os dos bebés que ainda não tem o sistema imunológico suficientemente desenvolvido.Outra substância presente em alguns produtos é o 1,4-dioxano, que alguns estudos científicos assinalaram como sendo muito tóxico para o cérebro humano.
A empresa diz estar a eliminar estes compostos dos seus produtos, mas a realidade é que o estão a fazer muito lentamente, sendo que em muitos casos apenas estão a reduzir as quantidades em vez de eliminá-las. Outra anotação a fazer é que esta marca, assim como outras, possuem versões ditas naturais que não tem estes químicos presentes, mas esses produtos custam o dobro do preço.
Para proteger o seu bebé de ameaças deste tipo, evite produtos que contenham químicos que à partida são potencialmente perigosos, os mais importantes são:
- Quaternium-15
- DMDM hidantoína
- Imidazolidinil ureia
- Diazolidinil ureia
- Estearato de PEG-100
- Laureth Sulfato de sódio
- Polietileno
- Cetteareth-20
Todos estes contaminam o produto com formaldehído 1,4-dioxano podendo prejudicar o seu bebé. Verifique bem as etiquetas dos produtos que compra para o seu bebé, procure manter-se bem informada sobre eles e sobre a sua composição, porque um nome estranho na sua composição pode significar potenciais perigos para o seu bebé e não podemos sentir-nos protegidos pelas entidades reguladoras do mercado, já que apenas atuam em casos de denúncias e isso só ocorre depois de alguém ser prejudicado.
As grandes marcas conseguem colocar no mercado tudo o que querem e cabe-nos a nós escolher o mais indicado para nossos entes queridos.
PARTILHA esta informação com todas as pessoas que tenham filhos! É importante a tua partilha!