Todas sabemos bem que dormir de meias é tudo menos sexy, mas há hábitos que a sua saúde pode e vai agradecer. Dormir com meias calçadas é mesmo obrigatório e quem o diz são os especialistas do sono. Segundo a National Sleep Foundation, ter este hábito vai sempre resultar num melhor, mais profundo e mais longo sono.
Porquê? Porque ter meias faz com que os pés fiquem mais quentes, haja dilatação dos vasos sanguíneos, processo que vai indicar ao cérebro que é hora de acalmar e repousar.
“Depois de os vasos sanguíneos se dilatarem, o calor é redistribuído por todo o corpo”, afirmam os responsáveis daquela organização norte-americana.
Em declarações à edição americana da revista Reader’s Digest, a especialista em acupuntura, Elizabeth Trattner tinha explicado a relação que existe entre o frio e a qualidade do descanso. “O frio impede o fluxo de energia e o calor promove-o. Basta pensar num banho quente e sentimo-nos logo mais relaxados. Se for de água fria, a sensação é contrária”. E Trattner vai mais longe: “o frio cria estagnação, o que também pode levar à dor.”
E quais são as melhores meias para o repouso? Antes de mais, não podem mesmo ser apertadas! Depois, o site Healthline especifica: a escolha deve sempre recair sobre “fibras naturais macias”, onde se incluem as meias de lã de merino ou de caxemira.
Fοnte: delas.pt