Deixar as fezes do cão no chão dá multa em muitas cidades europeias, mas existe um município que vai mais longe. "Este projeto é caro, mas é a única forma de identificar os donos de cão que não cumprem as regras." “Vimos que este tipo de iniciativas já são levadas a acabo nos EUA, onde as pessoas em algumas localidades têm que apresentar a identificação genética do animal de estimação”, disse ao “La Vanguardia”, Oscar Ramírez, diretor do projeto.
Parets del Vallès é um municipio na região de Barcelona que vai analisar os excrementos dos animais através da análise genética para multar os donos.
A cidade desenvolveu uma campanha de apoio aos habitantes para registarem o ADN dos animais. “Passamos dos 700 animais inscritos para mais de 1200”.
“Quando nos chega uma amostra, a primeira coisa que fazemos é comprovar se tem um ADN único”, explica Ramírez. “É que pode acontecer que um outro animal tenha urinado em cima da amostra, invalidando, assim, a prova”, refere.
Desde o inicio já foram recolhidas 8 amostras”Quando nos chega uma amostra, a primeira coisa que fazemos é comprovar se tem um ADN único”, explica Ramírez. “É que pode acontecer que um outro animal tenha urinado em cima da amostra, invalidando, assim, a prova”, refere.
Fonte: vamoslaportugal.net