A forma tradicional de educar os filhos mudou. Antes, os pais educavam os filhos com severos castigos e até pancadas, certamente conhecemos alguém que apanhava da mãe com o chinelo ou de cinto. Hoje, contudo, estão clamando por uma educação mais humana, em que falando, explicando e dando opiniões aos filhos podem conseguir grandes feitos.
Segundo este novo estudo, estas são as frases que jamais deveríamos dizer aos nossos filhos:
1. Se continuares assim eu não vou gostar mais de ti
Isto é uma chantagem emocional, eles amam-te e só a ideia de perder seu amor pode provocar muita ansiedade e frustração.
2. Não sejas chorão
Chorar é parte da natureza humana, sobretudo nas crianças. Elas estão aprendendo a se controlar e expressar. Em vez de gritar e responder-lhe com o adjectivo “chorão”, precisa entender o que está provocando o choro e conversar com elas. Existem muitas técnicas e livros que ajudam os pais a passar pelos berreiros de maneira educada.
3. Acaba a tua comida ou vais ficar pequeno e fraco
Afirmar que algo vai diminui-lo não é bom. É melhor explicar que a comida ajuda a fortalecê-lo. Tudo se trata da forma em que expressamos as coisas.
4. Se te portares mal, vou pedir a este senhor que te leve
Com certeza dizemos isto para sair de algum apuro, mas mostrar às crianças que a pessoa que as protege e ama pode ser capaz de entregá-las a um estranho é causa de stress, tristeza e confusão nos nossos filhos.
5. Estás-me a chatear
Os pequenos podem se sentir rejeitados e talvez acreditem que são uma má companhia para as pessoas que amam.
6. Estás a fazer tudo errado
As crianças estão crescendo e aprendendo, não peça que sejam rápidas e boas em tudo a primeira vez, é melhor ensiná-las a fazer com amor.
7. Como me incomodas
Ao dizer esta frase curta, afectamos sua auto-estima.
8. Vou contar ao…
Isto é uma ameaça que não traz nada de bom, além disso, fazemos com que nossos filhos parem de nos ver como uma pessoa confiável, o que é algo muito triste.
9. Mas tu não aprendes, quando vai ser o dia que me vais entender?
Com esta frase estamos dizendo que eles são incapazes de fazer certas coisas, aí é onde nascem as inseguranças.
10. Não seja tonto
Chamar as crianças com palavras que as minimizem provocam muitos problemas.
Talvez repetimos estas frases porque foi assim que nos educaram. O ideal é que antes de dizê-las, pensemos em como nos fizeram sentir quando éramos crianças, a maneira como nos expressamos com nossos filhos vai dar resultados maravilhosos ou catastróficos.