Até mesmo aqueles que reprovaram a física na escola sabem acerca da teoria de Stephen Hawking e a sua incrível contribuição para o desenvolvimento da ciência e da humanidade. Este eminente físico teórico garante-nos de que chegou o momento mais perigoso para o nosso planeta. Oferecemos-lhe mais detalhes acerca desta declaração.
Os problemas modernos da humanidade
O cientista acredita que a vitória de Donald Trump nas eleições dos Estados Unidos e a decisão do Reino Unido de sair da União Europeia são uma expressão clara da fúria das pessoas que se sentiram abandonadas pelos seus próprios líderes.
A situação atual, de acordo com Stephen Hawking, é uma consequência da globalização e do rápido progresso tecnológico. Como resultado da automatização, foram reduzidos os postos de trabalho, deixando espaço apenas para a classe criativa e para os governantes. Em suma, tudo isto leva ao aumento da desigualdade económica.
Nesta ocasião, o famoso físico teórico disse: “A Internet permite a um número muito reduzido de pessoas obter uma grande quantidade de dinheiro. Vivemos num mundo de desigualdade económica crescente, onde não só o nível de vida baixou – mas perderam-se também as capacidades das pessoas para ganhar a vida. Não é de admirar que estejam à procura de uma maneira de criar novos negócios”.
As consequências são óbvias: os pobres do campo dirigem-se às cidades, impulsionados pela esperança. No entanto, o paraíso promovido pelas redes sociais não está disponível para a maioria deles. Resulta que muitos partem para outros países à procura de uma vida melhor. Os imigrantes impõem maiores requisitos à economia e à infraestrutura dos países a que chegam, testam a tolerância e contribuem para o crescimento do populismo político.
“Estou preocupado com o que se está a passar porque, neste momento, a humanidade deve trabalhar em conjunto, agora mais do que nunca. Encontramo-nos perante um desafio ambiental – as alterações climáticas, a escassez de alimentos, as epidemias, a acidificação dos oceanos. Tudo isto sugere que chegou o momento mais perigoso da história humana.
Temos criado tecnologias que nos permitem destruir o nosso planeta. No entanto, o mais irónico é que inventamos uma forma de sair dele. Até o momento, temos apenas um planeta e devemos trabalhar em conjunto para protegê-lo” – continua Stephen Hawking.
Segundo o cientista, é necessário acabar com as barreiras entre os países em vez de as construir. Para tornarmos isto real, os líderes mundiais têm que reconhecer o seu fracasso. Hoje em dia, a maior parte dos recursos está nas mãos de um número reduzido de pessoas, e essas pessoas têm que aprender a partilhá-los. Desaparecerão não só os postos de trabalho, como indústrias inteiras. Portanto, é necessário ajudar pessoas a requalificarem-se e apoiá-las financeiramente durante esse período.
Se os países não conseguem fazer frente ao constante crescimento da imigração, então precisarão do apoio no desenvolvimento global – é a única forma de garantir que milhões de imigrantes procurem um futuro próspero, mas nos seus países.
É a opinião de uma pessoa que possui uma inteligência extraordinária e que merece ser ouvida. Com a finalidade de salvar a vida no nosso planeta, é necessário que toda a gente comece a mudar a sua atitude em relação a ele, bem como em relação a outras pessoas.
Partilhe esta informação com os seus amigos, para que também se interessem por este problema preocupante!
Fonte: vamoslaportugal.net