O peixe é um alimento saudável, certo? Não é bem assim…O atum, por exemplo, não é nem um pouco saudável. O pior é que esse peixe está entre os mais populares e mais consumidos em todo o mundo. Mas podes acreditar, actualmente é um dos maiores venenos que se pode colocar no prato.
Veja 8 motivos pelos quais deve parar de consumir atum:
1. Absorção de metais pesados
Os poluentes que vão parar ao mar, acabam por contaminar muitos peixes com os metais pesados. E os atuns são peixes que se alimentam de outros peixes menores. Por isso acabam por consumir também mercúrio. Então se comemos atum, estamos a contaminar-nos também.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, basta um pouquinho de metal pesado para danificarmos o nosso sistema digestivo, rins, pele, sistema nervoso e sistema imunológico. Agora imagine se a quantidade de mercúrio for muito alta…
Além disso, muito provavelmente a pessoa, desenvolverá problemas cognitivos. Não vale a pena desculpar-se a dizer que a quantidade é pequena. Com o consumo regular de atum, haverá o efeito cumulativo, e mais cedo ou mais tarde, a intoxicação do corpo.
2. Alto teor de sódio
Muitos atletas adoram comer atum enlatado, já que o alimento é rico em proteína e ajuda no crescimento dos músculos. O problema é que, além da proteína, ele possui bastante sódio.
Isso significa que o consumo regular poderá causar problemas como presão alta e insuficiência renal.
3. Práticas de pesca torturadora
O atum é um dos peixes que mais sofrem durante a pesca. Eles são capturados em redes gigantes e frequentemente esmagados uns contra os outros, quando a rede é puxada.
Os que chegam vivos dentro do barco são mortos a pancadas, e em seguida, são atirados para a câmara frigorífica. Os peixes menores, que não se debatem tanto, são atirados para a câmara e têm uma morte lenta por congelamento e sufocamento.
Isso deve, no mínimo, fazer-nos reflectir.
4. Peixes de cativeiro
Aumenta-se a cada ano o número de cativeiros para peixes. E o atum não está fora disso. Nesses cativeiros, o atum é criado de forma muito precária, pois o espaço costuma ser pequeno para a quantidade de peixes.
Além disso, o alimento não é natural. A intenção é apenas engordar os animais, matá-los e vendê-los.
5. Produtos químicos nocivos
Como já dissemos, o mar é bastante contaminado com os nossos poluentes. Por isso está cheio de produtos químicos bastante tóxicos, que acabam por ser consumidos pelos atuns.
Alguns desses produtos são o bifenilpoliclorado e as dioxinas, que são substâncias cancerígenas.
6. Risco de intoxicação alimentar
Segundo o Centro Americano de Controle e Prevenção de Doenças, 75% dos casos de intoxicação alimentar que ocorrem no mundo são causados pelo consumo de frutos do mar.
Para diminuir esse risco, é muito importante consumir os alimentos frescos e bem preparados.
7. A pesca do atum mata golfinhos
É muito triste! Mas é a realidade! Além da terrível morte do atum, os golfinhos também acabam por sofrer nesta pesca.
Isso porque eles costumam cair na mesma rede, assim como alguns tubarões e outros animais marinhos.
8. Poluição dos oceanos
A indústria da pesca é responsável por uma grande parte da poluição da água mundial. Isso porque ela liberta muito lixo através dos artefactos presentes nos barcos.
Essa poluição é mortal para a vida marinha. Os pássaros, que confundem o plástico com alimento, também acabam por morrer presos ou sufocados.
Se come atum à procura de ómega 3, saiba que ele pode ser substituído por sementes de linhaça, chia e de nozes. O facto é que basta um desses oito motivos para parar de comer atum imediatamente: actualmente ele está contaminado por mercúrio, e o consumo regular vai acabar por intoxicá-lo a si também.